domingo, 28 de outubro de 2012

SERRO AZUL: UM MAR DE ROSAS OU DE POEIRA?

Muitos insurgiram-se ou olharam atravessado em relação à campanha encabeçada pela Sabiá da Mata e os cidadãos que tinham a mínima noção das consequências que seriam trazidas pela Barragem de Serro Azul.
Hoje, o maior testemunho do desprezo são as próprias vítimas da região de Serro Azul. Segundo informações de moradores da área, a maioria da mão de obra empregada na obra é da cidade, ou seja, as pessoas que foram despejadas de suas casas e suas terras estão na miséria, pois não contam nem com a agricultura de subsistência. 
Ainda chegaram informações que o "negociador" das desapropriações utiliza tons de ameaça para forçar os moradores a aceitarem qualquer valor referente ao preço da indenização. A detonação das rochas com dinamite ocorre sempre ao meio dia, horário sagrado de almoço das pessoas: além do insuportável barulho, os moradores são obrigados a conviver com a poeira que parece não ter fim.
Os poucos que receberam a "fortuna" da indenização migraram para outras cidades e se eram considerados pobres, atualmente são miseráveis, sem casa, renda e sossego.
Deram um tom político à nossa campanha contra a forma como foi imposta a Barragem de Serro Azul, sem audiência pública em Bonito; sem a mínima garantia das compensações ambientais e sem proporcionar aos moradores da região a prévia e justa indenização. Tudo acontece como previsto ou até pior: "a corda arrebentou, como sempre, do lado mais fraco".
É agora, José?... 

quinta-feira, 19 de julho de 2012

DIRETORIA DA SABIÁ DA MATA É REELEITA E O TRABALHO CONTINUA

No último sábado, 14 de julho de 2012, houve eleição da na sede da ONG Sabiá da Mata, ocasião em que os atuais diretores foram reeleitos para estarem à frente da entidade durante mais um mandato.

A Presidência da entidade continuará sob a responsabilidade do associado fundador, Dr. Zenóbio Souza, que enfatizou a importância da Sabiá da Mata para o Município de Bonito e região, como verdadeiro instrumento de conscientização no âmbito da educação ambiental, bem como fiscalizador de ações contrárias à Mãe Natureza.

A Diretoria Executiva é composta pelo Presidente, Dr. Zenóbio Souza; pelo Vice-Presidente, Arlington Coelho; pelo Tesoureiro, Aldo Pedro e pela Secretária, Amanda Monique. 

Em breve a Sabiá da Mata divulgará prestação de contas de suas principais ações desde 07 de julho de 2007, data em que a entidade ambientalista foi fundada, tendo como um dos principais incentivadores e colaboradores, o empresário Douglas Cintra, administrador do Grupo Bonanza de Caruaru e Presidente do Conselho Consultivo da ONG. Também será definida a agenda de atividades em prol da defesa e educação ambiental que marcará mais um mandato dos respectivos Diretores.

Por fim, a Sabiá da Mata agradece a todos aqueles que de alguma forma colaboraram com ela na defesa do meio ambiente, sobretudo aos associados, jornalistas e a sociedade bonitense como um todo, que mostrou sua força com a campanha para modificação do projeto de construção da Barragem de Serro Azul, cuja finalidade almejada era pelo menos a diminuição dos impactos socioambientais que aquela obra irá trazer aos cidadãos da região. E o trabalho continua!

terça-feira, 17 de abril de 2012

DISK DENÚNCIA: POLUIÇÃO SONORA

 
 Uma das formas de agressão ao meio ambiente é a produção exagerada de sons que perturbam o sossego público, sendo definida como poluição ambiental (sonora) pela Lei 6.938/81, a qual instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente. O texto legal está disposto nos seguintes termos:Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: III - poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população”. 
Outra Lei Federal, a nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, torna crime a poluição sonora: Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:  Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
Portanto, quem se sentir prejudicado com barulhos exagerados, como os produzidos por carros de som; máquinas; sons de automóveis, dentre outras formas de incômodo, pode denunciar à Polícia; ao Ministério Público ou simplesmente ligar para o Disk Denúncia (81) 3719-4545 e fazer sua reclamação anônima. Ao ligar para o Disk Denúncia, o cidadão recebe um nº de protocolo e acompanha as investigações sem a necessidade de se identificar. 
A Sabiá da Mata apóia essa idéia e a difusão dessas informações: nosso sossego não tem preço e é protegido por lei.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sabiá da Mata retom os trabalhos

No dia 24 de março de 2012 foi realizada a primeira Assembleia Geral do ano da ONG Sabiá da Mata, onde ficou definida a assunção da presidência pelo seu titular originário, Dr. Zenóbio Souza, advogado ambientalista, idealizador e um dos fundadores da entidade. Na ocasião, Dr. Zenóbio agradeceu à Diretoria da Sabiá da Mata pela condução dos trabalhos durante a ausência dele por motivos de saúde, a qual está restabelecida, deixando todos contentes. 

O Presidente apresentou aos presentes a mais nova associada voluntária da Sabiá da Mata, a estudante de direito bonitense, Amanda Monique. Uma das presenças de destaque na reunião foi a ASSOCIAÇÃO DOS ESPECIAIS E AMIGOS DO BONITO - AEAB, que tem a finalidade de apoiar os deficientes e seus respectivos familiares na busca de conquista e preservação do seus direitos, cuja presidente é a professora Sueli. A AEAB passará a ocupar uma das salas da Sabiá da Mata a partir de abril de 2012, diariamente, em horário ainda a ser definido pela Diretoria da AEAB. O objetivo das duas associações e seus membros é ajudarem-se mutuamente, sobretudo no desenvolvimento de futuros projetos de inclusão social.