Ações

Lançamento do Livro: Bonito-PE História e Ecologia 


Foi lançado o livro denominado “Bonito-PE História e Ecologia”, com o propósito de conhecer a flora, a fauna e os recursos hídricos, inclusive das espécies endêmicas da região, somando informações científicas multidisciplinar e imagem de qualidade profissional, ou seja, contar a história natural do município, através de relatos científicos em linguagem acessível ao cidadão comum. Os textos foram escritos por professores da UFRPE e UFPE, publicado pela CEPE – Companhia Editora de Pernambuco, e lançado em Bonito em data de 05.11.2010 e em Recife na Livraria Cultura, em data de 10.11.2010.



Curso de Formação Ambiental


em novembro de 2007 foi realizado um Curso de Formação Ambiental dirigido aos professores da rede municipal, estadual e particulares, em parceria com o IBAMA-PE, com entrega de certificados.


Sabiá da Mata em São Joaquim do Monte


Criação do primeiro núcleo da Sabiá-da-Mata no município de São Joaquim do Monte-PE. Em razão do avanço progressivo do desmatamento dos fragmentos de matas nativas na região e outros tipos de agressões acontecidos no meio ambiente local, precisando de urgentes medidas nas áreas de educação e preservação ambiental, inclusive medidas repressivas para coibir o corte de madeiras das áreas de proteção permanente, a Sabiá-da-Mata deliberou em aprovar a proposta de criação do primeiro núcleo da Sabiá-da-Mata, no aludido município. A primeira ação do núcleo foi a criação do Conselho Municipal de Defesa de Meio Ambiente do aludido município.


Parceria com Rádios Locais


Concretizou uma parceria com a Rádio Rio Bonito, Programa Amaro Freire com a Notícia e Rádio Verdade exclusivamente voltado para a problemática do meio ambiente no município do Bonito, aos sábados, no horário das 08:00 às 08:30, na Rádio Verdade e das 11:00 às 12:00, na Rádio Rio Bonito.


Parceria com a UFRPE


Firmou parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE e celebrou um Protocolo de Intenções de Cooperação Técnica, Cientifica e Cultural com vistas ao desenvolvimento de programas, projetos e desenvolvimento institucional abrangendo as áreas de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.  Homologado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Câmara de Ensino de Graduação, em 13 de março de 2008.


RPPN - Fazenda Papagaio


Protocolou no IBAMA-PE, uma proposta para criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN, localizada na Fazenda Papagaio, Bonito-PE, de propriedade da Sra. Filomena Marques de Araújo, cujo processo encontra-se em tramitação no referido órgão.


Reflorestamento Barragem do Prata


Elaborou Projeto de Recuperação da Mata Ciliar da Barragem do Prata, com o objetivo de implantar o reflorestamento do entorno da Barragem do Prata localizada no município de Bonito – Pernambuco. A área a ser plantada é de 300 hectares na faixa de 50 metros acima da cota de 395 metros, com 690 mil mudas de espécies nativas.


Proposta encaminhada ao CONSEMA-PE


Proposta encaminhada ao CONSEMA-PE visando criar uma Área de Proteção Ambiental nos Brejos de Altitude dos municípios de Bonito, Camocim de São Félix, Barra de Guabiraba, São Joaquim do Monte, Bezerros e Gravatá. A proposta encontra-se em fase de tramitação, inclusive com quatro reuniões de trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário