Informativos

11º INFORMATIVO ONG SABIÁ-DA-MATA


Amigos do Bonito, a ONG Sabiá-da-Mata, respaldada nos textos escritos pelos professores da Universidade Rural de Pernambuco, Carlos Fernando Guaraná e Antonio Vasconcelos, bem assim nos superficiais esclarecimentos prestados publicamente pelos técnicos envolvidos nos estudos da Mega barragem (em 02 oportunidades) e opinião de pessoas comuns da sociedade do Bonito, está devidamente convencida que a futura construção da Barragem Serro Azul irá gerar diversos impactos ambientais negativos de dimensões variáveis, tanto na natureza ambiental como no setor econômico do município, se não vejamos:

1.      Da Natureza Ambiental

1.1    Migração de 300 famílias, que vivem há dezenas de anos em terras férteis que irão ser inundadas, em uma extensão de 1.600 hectares);
1.2    Migração de animais silvestres que serão obrigados a se deslocarem para outras áreas, vindos a sofrer e morrer por falta de espaço territorial protegido ambientalmente (matas nativas);
1.3    Inundação de matas nativas (APPS), em virtude do alagamento da problemática barragem, tornando o clima do município do Bonito futuramente mais seco;
1.4    Desmatamento de matas nativas em razão da mudança da rota da PE 103, um trecho de 12 KM, construídos em 2009, com dinheiro do contribuinte Pernambucano;

2.      Da Natureza Econômica e Social

2.1    Perda irreparável da Ferrovia TRANSNORDESTINA (pasmem, Bonitense!), em virtude da nova rota, perdendo Bonito benefícios sociais e econômicos, tais como:

a)   Aumento do valor das terras Bonitenses; b) Atração de novos empreendimentos para o município; c) Perda de estímulo na produção agrícola e industrial; d) Geração de impostos (o que daria maiores condições ao Governo do município para investir em educação, turismo, saúde e outras melhorias sociais, voltadas à população bonitense); e) Aumento de custos para os Governos Estadual/Federal, em torno de 35 milhões de reais (dinheiro que irá sair do bolso do trabalhador, tudo em razão da futura construção da problemática barragem que somente servirá para Palmares e o Governo vender água para, talvez, SUAPE e outros municípios); f) Geração de empregos para a população pobre do município, em razão da perda da Ferrovia TRANSNORDESTINA; g) Prejuízo na geração de outras riquezas que viriam futuramente para o município do Bonito, no tocante ao desenvolvimento econômico e social (a história vai mostrar o equívoco da construção da barragem, como está projetada).


Para lembrar (1):

Bonito com a TRANSNORDESTINA poderia se tornar um importante pólo econômico, gerando emprego e renda para a população local e até importando mão-de-obra, se necessário.

Para lembrar (2):

A barragem do Rio Ipojuca, que no início da construção serviria de barragem de contenção, atualmente, o Governo mudou para servir de barragem de abastecimento de indústrias e redes hoteleiras da região. Pergunta-se: Com a construção da barragem Serro Azul, o Governo manterá o compromisso de barragem de contenção, ou volta atrás, como está acontecendo com a barragem de Ipojuca, que passou a ser barragem para água de uso?
A ONG Sabiá-da-Mata e o povo bonitense estarão atentos e serão extremamente rigorosos na fiscalização do compromisso assumido pelo Governo do Estado, de ser a barragem Serro Azul, tão somente de contenção, bem assim na tramitação do EIA/RIMA e Audiência Pública, esta a ser futuramente realizada.

Para lembrar (3):

O Governo do Estado está trazendo para Pernambuco uma usina termoelétrica suja (Grupo Bertin), que jogará 24 mil toneladas de dióxido de carbono (CO²) por dia. É uma vergonha! Tem que haver desenvolvimento econômico, sim, todavia, com responsabilidade ambiental. Nenhum governo pode abrir mão dos recursos naturais ainda existentes no nosso País. Para finalizar, nesta 6ª feira (23/09/2011), a ONG Sabiá-da-Mata estará protocolando junto ao Ministério Público, em Bonito, um requerimento de pedido de antecipação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório Ambiental (RIMA), bem como solicitação de audiência para instalação de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), relativo à construção da barragem Serro Azul, objetivando compensações, em virtude dos futuros impactos ambientais negativos. Vamos, juntos, acompanhar atentamente a tramitação dos pedidos junto ao Ministério Público de Pernambuco.

Assim, Senhor Prefeito do Bonito, Poder Legislativo (Vereadores), Políticos em geral, Ministério Público, sociedade civil organizada, empresários, comerciantes e a comunidade em geral, vamos, urgentemente, reivindicar junto ao Governo do Estado e autoridades competentes a mudança do projeto básico da aludida construção, por ser totalmente danosa ao município do Bonito.

ZENÓBIO SOUZA
PRESIDENTE
ONG SABIÁ-DA-MATA




10º INFORMATIVO ONG SABIÁ-DA-MATA

Breve comentário sobre o estudo e relatório do impacto ambiental da mega construção da barragem Serro Azul-PE.

A construção da barragem Serro Azul, é um empreendimento que irá causar significativo degradação ambiental ao município de Bonito, como já revelado em anteriores Informativos Sabiá-da-Mata, remetidos ao amigos do Bonito e autoridades competentes.
Todavia, de acordo com o art. 25, §1º, inciso IV, da Constituição Federal e legislação infraconstitucional vigente, um empreendimento considerado causador de significativo degradação do meio ambiente, para ser executado deverá ser precedido de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e relatório ambiental (RIMA), necessários para futura aprovação no órgão ambiental competente, sob pena do empreendimento sofrer embargo.
A construção da barragem Serro Azul, por ser considerada causadora de diversos impactos e danos ambientais de dimensões variáveis, o seu licenciamento ambiental (mesmo que se trate de licenciamento prévio) perante ao órgão estadual competente, dependerá de prévio estudo e relatório de impacto ambiental, para que vislumbre o pressuposto constitucional da efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
            Para que os amigos de Bonito tomem conhecimento da tramitação do procedimento técnico, o mesmo desenvolve-se em várias fases, eis as principais: 1- O Estudo de Impacto Ambiental (EIA), é um estudo detalhado, científico e profissional, que deverá apresentar o diagnóstico ambiental da área do projeto básico, completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, o meio físico (subsolo, água e clima), meio biológico e os ecossistemas naturais (fauna, flora e áreas preservação permanente - APPs), o meio ambiente socioeconômico, definição das medidas mitigadoras dos impactos e elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos negativos e positivos; 2- O Relatório de Impacto Ambietal (RIMA), é um documento elaborado em linguagem acessível ao administrador e ao público, para que a comunidade possa entender o tipo de empreendimento que vai se instalar no local. Deverá ser apresentado de forma objetiva, ilustrado por mapas, gráfico, quadros e demais técnicas de comunicação; 3- A publicidade do EIA e do RIMA, está prevista no art. 225, § 1º, inciso IV da Constituição Federal e na Resolução do CONAMA nº 237/97 e Lei Federal nº 10.650/03. É um documento público, portanto, qualquer cidadão interessado, mediante requerimento por escrito, pode solicitar informações sobre a tramitação do EIA e ao RIMA, perante o órgão competente, até mesmo durante o período de análise técnica, para conhecimento e  manifestação.
            Terminado os estudos técnicos, será promovida a Audiência Pública, para informação sobre o projeto e seus impactos ambientais. A Audiência Pública tem por finalidade primordial a de expor aos interessados o conteúdo do projeto em análise e o respectivo RIMA, procurando dirimir dúvidas e recolhendo das pessoas presentes críticas e sugestões, a respeito do projeto. A Audiência Pública poderá ser determinada pelo licenciador ou solicitada pelo Ministério Público, sociedade civil (Sabiá-da-Mata ou outra), ou 50 ou mais cidadãos interessados, no prazo da Lei. Após a audiência será lavrada uma ata e anexados os documentos técnicos que servirão de base para parecer final do órgão licenciador quanto à aprovação ou não do empreendimento (Resolução do CONAMA nº 09/87).
            Desta forma, juntos, poderemos constitucionalmente acompanhar e fiscalizar todos os trâmites administrativos da construção da barragem Serro Azul, se preciso, denunciando as omissões e as irregularidades administrativas na elaboração do projeto ao Ministério Público e a entidade ambiental Sabiá-da-Mata, para o devido embargo da obra, responsabilizando, inclusive, o empreendedor e os profissionais subscritores do projeto técnico, estes responsáveis pelas informações apresentadas, os quais estão sujeitos a sanções administrativas e penais, na forma da lei.
            Vamos dizer não a irreversibilidade da obra, no que tange a parte da construção que prejudica e agride o meio ambiente do nosso município, em razão da sua dimensão. Bonito na sua história já foi muito penalizado em seus recurso naturais: Doação de água sem a devida compensação, desmatamentos e queimadas criminosas e outras agressões sofridas historicamente, sem uma sequer voz contrária.
            Lembre-se: 1- Bonito com a construção desta mega barragem (sem necessidade), está perdendo a Ferrovia TRANSNORDESTINA, em razão do novo traçado, provocado pelo alagamento da barragem (publicado no Jornal do Comércio (economia), no dia 30 de agosto, fls. 06); 2- Impactos Ambientais diversos,  em razão da mega construção e do desvio da PE-103 (perda de matas nativas, diminuição e morte de animais); 3- Mudança do seu clima (passando, futuramente a ter um clima seco); 4- Memória histórica (inundação do Casarão do Engenho Verde); 5- Recolocação de 30 famílias que vivem em terras férteis, causando ruptura da relações sócio-comunitárias e socioeconômica.
            Vamos à Luta, Grite, denuncie, fiscalize, organize-se.
A natureza é a arte de Deus e só ele poderá alterá-la.
            É Bonito Unido ou mais uma vez será vencido!

ZENÓBIO SOUZA
PRESIDENTE
ONG SABIÁ-DA-MATA




9º INFORMATIVO ONG SABIÁ-DA-MATA

Segue texto escrito pelo Professor Antonio Vasconcelos, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, sobre crescimento, desenvolvimento e preservação do meio ambiente, exemplificando a Construção da Mega Barragem Serro Azul.
A História da humanidade é baseada na destruição do espaço geográfico para a preservação da espécie humana, em consequência disso, milhares de outras espécies foram extintas pela ação contínua dos "seres racionais" sobre a natureza por que o ato destruidor do homo sapiens está impregnado no seu DNA biológico/cultural.
Conscientizar o ser humano de que suas ações são predatórias até mesmo para a sua própria existência é tarefa de gigantes de tal modo que um grito isolado em defesa do meio ambiente no meio da multidão soa como ridículo. Claro que os devoradores do planeta são os grandes grupos empresariais, porém, assim agem por que a vida no modelo atual exige isto, o qual, faz parte de uma cadeia alimentar, social, política, econômica e parar esse modelo, significa interromper o desenvolvimento da sociedade dentro do foco em que a conhecemos.
Logo, a questão ambiental está intimamente ligada à linha de consumo: hábitos elaborados no processo histórico de evolução da humanidade. Em nosso caso particular no município do Bonito , estamos assistindo a mais devastadora agressão ao meio ambiente, com muita anuência e pacificidade de grande parte da população de do poder público, que hoje, mostra-se extremamente voraz e devastador dos recursos naturais renováveis, que dificilmente conseguem enxergar que os mesmos são finitos e não infinitos.
A obra da Barragem de Serro Azul, é ora, um bom exemplo disso, estamos observando de braços cruzados e não querendo enxergar uma ação puramente política sem a devida necessidade de implantação, face a vários aspectos já descritos em artigos anteriores, tais como : agressão a fauna e micro-fauna, deterioração dos vestígios dos remanescentes de mata atlântica, conflito social podendo levar a população existente a uma degradação de hábitos de costume e sua história familiar, como também o aspecto sustentabilidade econômica, entre outros.
O desenvolvimento sustentável hoje muito divulgado é extremamente confundido com crescimento sustentável, onde notóriamente significativas  diferenças  são observadas na prática, o CRESCIMENTO tem gerado desigualdade e injustiça social, centralização de riqueza, degradação ambiental, não se preocupando com  a qualidade de vida, enquanto o DESENVOLVIMENTO, gera riqueza com distribuição, melhoria na qualidade de vida para gerações atuais e futuras, e por sua vez, o desenvolvimento sustentável, sugere : qualidade a quantidade,reutilização e reciclagem, redução do uso de materiais e produtos noviços ao meio ambiente.
Desta forma, concluímos que precisamos nos organizar para evitar a construção desta barragem,totalmente desnecessária para  população do Bonito,  não tem valor algum, não traz contribuição em nenhuma forma ou segmento do desenvolvimento da sociedade, somente traz sérios prejuízos sócio ambientais, não obstante, precisamos lutar com todas as forças da sociedade bonitense, que cada bonitense seja um agente multiplicador desta indignação e mais uma forma de penalidade que sofremos com atos irresponsáveis que sobrecaem sobre nossa cidade.
Enfrentar a problemática de frente teria que, antes mudar toda uma mentalidade, toda uma forma de viver onde o padrão consumista seria redesenhado criando-se outro padrão humano para dar vida plena ao corpo vivo do planeta.
Aí fica a seguinte pergunta: É possível conciliar progresso, evolução e desenvolvimento econômico sem lesionar o planeta Azul?

Realiza Marketing Promocional
Antônio Nunes Vasconcelos
Diretor Comercial
81 3366-2202 - 91335196





7º INFORMATIVO ONG SABIÁ-DA-MATA


CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ENTREVISTA CONCEDIDA PELO ILMO. SECRETÁRIO DE RECURSOS HÍDRICOS DE PERNAMBUCO – DR. JOÃO BOSCO DE ALMEIDA

            A barragem de Serro Azul será a segunda maior de Pernambuco, no quesito capacidade de armazenamento. Não será meramente de contenção, pois um terço de sua capacidade (380 milhões de metros cúbicos) ficará cheio permanentemente e a água será destinada ao uso.
Resta-nos saber quem usará a água e de que forma Bonito receberá a contrapartida pelo uso desse recurso natural; esperamos que a Barragem de Serro Azul não seja idealizada à imagem e semelhança da Barragem do Prata, que há anos construída, abastece outros municípios, todavia ainda hoje é poluída pelos esgotos de Bonito e Alto Bonito e não teve a mata ciliar plantada.
            A área de aproximadamente 1.600 hectares a ser inundada abriga fragmentos de mata atlântica (imagens da reportagem mostram), os quais são bastante importantes para Bonito e Pernambuco, diante da escassez de florestas dizimadas pela ação irracional do homem, com endosso dos próprios governantes, omissos na fiscalização e implementação de políticas públicas de recuperação ambiental.
Se por um lado não há florestas densas na região, por outro, haveria de se preservar nossas férteis terras agricultáveis. A agricultura é fundamental para Bonito, mas com a construção da barragem terá perda considerável de território.
            O acesso á Cachoeira Véu da Noiva é difícil pelas características próprias da região: rochas; árvores e o fato de ela vir a ser inundada não é motivo de comemoração, mas de preocupação. A interferência humana mais uma vez contribui para a alteração do meio ambiente.
            Talvez a barragem não seja a melhor alternativa às cheias advindas do Rio Una, todavia deve ser a mais barata. Esse barato saiu caro ao meio ambiente de Bonito.

Grupo Sabiá-da-Mata
Arlington Coelho – Vice-Presidente





6º INFORMATIVO ONG SABIÁ-DA-MATA


Segue texto escrito pelo Professor Carlos Fernando Rodrigues Guaraná da Universidade Federal Rural de Pernambuco, sobre a futura construção da Barragem Serro Azul, localizada entre os municípios de Bonito e Palmares/PE.

A construção de uma Barragem de Serro Azul irá gerar diversos impactos ambientais de dimensões variáveis na natureza do ambiente onde se instala.
Nas comunidades biológicas, o impacto ocorre pela obrigação de fugir a que são submetidos os animais e insetos que habitavam este mesmo ambiente antes da inundação, se deslocam de forma desordenada, em decorrência do processo de enchimento, invadindo ambientes naturais e áreas ocupadas pela população, invadindo residências, gerando conflitos entre os animais que viviam nestas áreas e aqueles que foram expulsos e necessitam, por conta da inundação, passar a viver nestes mesmos locais. Estes conflitos, ao longo do tempo, terminam com a morte de muitos animais e insetos, pois os ambientes têm apenas os números de indivíduos que suportam ter, não sendo possível que um número maior de organismos passem a viver no mesmo lugar.
Nas áreas a serem inundadas pela Barragem de Serro Azul, existem grandes terrenos de matas nativas que abrigam em seu interior uma rica fauna que se verá obrigada, por conta da inundação, a migrar para as áreas circunvizinhas, sofrendo e morrendo em grandes quantidades até que os números de indivíduos se acomodem àquele que o ambiente venha permitir.
Agora, se levarmos em consideração este tipo de ambiente, a Mata Atlântica junto aos Brejos de Altitude associados, estaremos destruindo um pouco do que ainda resta, e junto com ele a grande diversidade biológica presente nesta área e ainda tão pouco conhecida pela ciência, gerando prejuízos ambientais e, conseqüentemente, financeiros incalculáveis para a sociedade brasileira e a humanidade.
No ambiente geológico ocorrerá ao longo dos primeiros anos a acomodação das camadas do solo onde será instalada a Barragem de Serro Azul, gerando pequenos tremores que irão diminuir com o passar dos anos, aliado a uma diminuição da umidade ambiental, uma vez que mesmo a superfície da água sendo consideráveis, 380 milhões de metros cúbicos d’água, com lâmina de água de aproximadamente 1.600 hectares, a capacidade da vegetação perder água na forma de vapor é maior do que a lâmina de água que se formará com a barragem, diminuindo desta forma no ambiente a umidade do ar, fator de extrema importância para o ambiente como um todo, uma vez que animais e plantas têm o seu ciclo biológico grandemente influenciado pela umidade, sem falarmos no clima da região como um todo que se tornará mais seco.
Para as cerca de trezentas famílias de agricultores, que hoje habitam, produzem e vivem na área de 1.600 hectares a ser inundada, o prejuízo será imensurável, uma vez que mesmo sendo indenizados por suas terras, é pouco provável que venham a conseguir se instalar em outras áreas com terras tão férteis e produtivas como estas, na maioria dos casos, terras estas herdadas de seus pais e avós que nelas se instalaram há mais de cem anos, sendo quase certa, que os valores a serem recebidos em caráter indenizatório sejam irrisórios, levando a maioria destes agricultores a fazer parte das estatísticas como parte dos imigrantes que incham as grandes cidades e capitais, vivendo em condições desfavoráveis e subumanas.
Na vemos a necessidade imediata da construção da Barragem de Serro Azul com tão grandes dimensões, acumulando 380 milhões de metros cúbicos d’água, paredão de 64 metros de altura, desapropriando 1.600 hectares de terras férteis, inundando a área do casarão do Engenho Verde, de valor histórico para Pernambuco, fazendo desaparecer 02 cachoeiras, os governos têm errado sistematicamente ao longo de décadas, permitindo a instalação de inúmeras cidades ao longo dos rios e a destruição das matas ciliares que geraram o assoreamento dos rios, desrespeitando a legislação vigente criada por eles mesmos, consideramos que, mais uma vez, o governo age de forma impulsiva, ao decidir construir a Barragem de Serro Azul, tomando uma medida paliativa e desprezando a real necessidade que temos que é a de respeitarmos a natureza, o mais correto a ser feito seria a realocação das cidades e o replantio das matas ciliares em toda a extensão dos grandes rios de Pernambuco, pois sabemos que mesmo construindo estas barragens não as cidades localizadas as margens dos rios, nunca estarão realmente livres das inundações que porventura a natureza possa causar.
A natureza permite que os homens façam muitas coisas com ela, porém, um dia ela cobra por seus espaços ocupados de forma errada, e esta cobrança custa principalmente vidas.

Prof. Dr. Carlos Fernando Rodrigues Guaraná
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Ecologia, Conservação e Manejo de Fauna
81 - 9961-5183 / 81 - 3320-6358




5º INFORMATIVO ONG SABIÁ-DA-MATA


Um Chamado à População de Bonito-PE

É compromisso de cada Bonitense, neste momento, dar voz àquilo do que discorda.

            Para o bem da sociedade do Bonito é um imperativo mudar a ideia do projeto básico da construção da Barragem Serro Azul. A mega construção da barragem da forma que está projetada, 380 milhões de metros cúbicos d’água, paredão com 64 metros de altura, desapropriação de 1.600 hectares de terras férteis - deixando o homem do campo ocioso, inundação do casarão do Engenho Verde, inundação de 02 cachoeiras, interferência no setor socioeconômico e construção do desvio da PE-103, agredindo as áreas remanescentes da Mata Atlântica do município do Bonito (flora e fauna), com certeza, trarão conseqüências inevitáveis na alteração do nosso Meio Ambiente, afetando sobremaneira o clima e vida diária de cada cidadão.

Somente através de um processo organizado de mobilização da sociedade do Bonito é que conseguiremos reverter essa difícil situação e ampliar a percepção das pessoas, fazendo com que elas identifiquem as ameaças e organizem respostas adaptativas em defesa de sua qualidade de vida e dos seus descendentes.

            Cobrar seus direitos é dever de todo cidadão. Não devemos deixar de lembrar que precisamos cuidar de nossa casa, nossa família, nosso município e da nossa mãe natureza que, globalmente, está há anos sendo destruída e mal cuidada por nós pobres cidadãos e pelos poderes públicos, em razão da falta de gerenciamento de políticas públicas devidamente voltadas ao meio ambiente.

 
             É hora de darmos as mãos e buscarmos reverter, urgentemente, o tamanho da mega construção da barragem Serro Azul (sem razões técnicas, pois as cheias acontecem em Palmares quando as águas vêm do Agreste), para afastar em definitivo os impactos ambientais negativos que irão acontecer com a construção da barragem. A sua participação é fundamental, reclame, faça valer seus direitos, vá à luta, organize-se, ouse, opine sobre o projeto na futura audiência pública. Chegou a hora de dizer não aos que desejam mais uma vez tirar de Bonito o que há de mais importante e sagrado que são nossos recursos naturais.

             A ONG Sabiá-da-Mata vem, há 04 anos, com atitude e competência, conscientizando cada cidadão bonitense a construir novos valores sociais e ambientais, visando a defesa e a conservação do Meio Ambiente, bem comum do povo e essencial à qualidade de vida e da sustentabilidade, ingressou nessa luta para protestar e alertar a população e aos Poderes Públicos sobre a degradação e os danos que irão acontecer com a construção da barragem.

             Temos pressa! A empresa TECHNE Engenheiros LTDA. já elaborou o Estudo Técnico Preliminar da Barragem. A Lei nº 14326/11, diminuiu os prazos para licenciamento ambiental para obras públicas de construção de barragem de 06 meses para 60 dias e de 60 dias para 15 dias, respectivamente, quando se tratar de elaboração do EIA/RIMA e reunião de Audiência Pública. Lembramos que o erro em qualquer projeto técnico ambiental interferirá diretamente na população, fato acontecido em nosso município, na elaboração do projeto de construção da Barragem do Prata, que trouxe danos irreparáveis à população do Bonito, até a presente data.

             Bem-vinda e bem-vindo à mobilização dos que amam Bonito e rejeitam a construção da barragem Serro Azul, como se encontra projetada. Vamos nos mobilizarmos: Instituições Públicas, ONGs, Associações, Religiosos, Colégios, Políticos, Funcionários Públicos, Agricultores, Pecuaristas, Empresários, Comerciantes, Donas de Casa e demais seguimentos da sociedade Bonitense, todos sem exceção, para dizer não a Construção da Barragem, como se encontra idealizada.

É Bonito Unido ou Será Vencido!

ZENÓBIO SOUZA
Sabiá-da-Mata
Presidente





4º INFORMATIVO SABIÁ-DA-MATA (URGENTE)

Barragem Serro Azul já tem Relatório Técnico Preliminar

O Relatório Técnico Preliminar (RTP) da barragem Serro Azul, no município de Palmares, já foi concluído pela Techne Engenheiros Consultores Ltda., empresa contratada pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) para produção do Projeto Básico de Serro Azul. Durante a realização dos estudos , acompanhados pela equipe da Unidade de Gestão de Projetos de Barragens do Itep (UGP Barragens), foram estudados dois sítios para o barramento principal, ou seja, dois possíveis locais para a construção da barragem. No sítio escolhido, foram avaliadas três opções de eixos, que são as posições em que poderá ser disposto o paredão principal e mais dois eixos para a barragem auxiliar. O RTP abrange as atividades de campo e reconhecimento da área, além dos estudos iniciais que dão suporte à elaboração do projeto, propriamente dito, da barragem. O objetivo do relatório é fornecer uma visão antecipada do projeto, apontando quais locais serão afetados pela construção e as possibilidades para o empreendimento. Em suma, coloca em perspectiva todo o processo de realização das obras das barragens. Dentre os aspectos abordados pelo relatório técnico preliminar estão os estudos hidrológicos, que indicam a altura da água da barragem e os dispositivos de controle do nível do rio e a tecnologia escolhida para a construção do empreendimento.

 TRÊS ETAPAS - Segundo a engenheira civil Ana Paula Batista, da UGP Barragens, responsável pelo acompanhamento dos projetos básicos para construção das barragens, o RTP é uma das três etapas de estudos para embasamentos do projeto básico. “Antes de tudo, elabora-se o Plano de Trabalho, onde estão especificadas as atividades propostas. Em seguida, é feito o Relatório Técnico Preliminar que detalha mais profundamente os estudos iniciais para execução do projeto. Por último, é Entregue o conjunto de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e geofísicos, contendo dados minuciosos sobre a área que receberá a construção”, explica a engenheira.

Origem: Boletim Informativo / ITEP




3º INFORMATIVO SABIÁ-DA-MATA

O Casarão do Engenho Verde, que será inundado pela construção da barragem Serro Azul, fica localizado entre os municípios de Palmares e Bonito às margens da PE 103. Foi edificado pelo mesmo arquiteto que construiu o teatro Santa Izabel, no Recife, (Louis Leger Vauthier) no ano de 1841. A sua imponente construção resistiu a força do tempo e está em perfeita condições para possibilitar aos seus visitantes uma viagem ao século passado. O Engenho Verde espera por você,urgentemente, antes de desaparecer. Amigos do Bonito, não deixem que isso aconteça. 

Diga não a barragem Serro Azul. Mobilize-se! Junte-se ao movimento da Sabiá-da-Mata e a seus pares, unidos venceremos esta guerra. O Casarão é referência à memória, à identidade e à cultura da sociedade do Bonito.
É Bonito Unido ou Será Vencido!

ZENÓBIO SOUZA
ONG Sabiá-da-Mata
Presidente





2 º INFORMATIVO SABIÁ-DA-MATA

Os Impactos Ambientais e Sociais Negativos com a Construção da Barragem Serro Azul, para o Município do Bonito.

 1.  Impacto Social

A construção da Barragem forçará a retirada de mais ou menos 300 famílias de áreas férteis e agricultáveis (a maioria plantadores de inhame) que terão que mudar de vida, sobre o pretexto da Barragem conter as enchentes que vêm acontecendo eventualmente no Município de Palmares, em épocas invernosas. Todavia, faz-se necessário que o Poder Público apresente à sociedade do Bonito as motivações ou estudos técnicos necessários à satisfação das necessidades essenciais dos moradores e famílias retirantes, que sofrerão, com certeza, perda de qualidade de vida e suas felicidades por deixar de viver no lugar tido como seu habitat há longos anos.

2.  Degradação de Áreas Ambientais de Preservação Permanente

A Constituição da República estabelece que o Poder Público (União, Estados e Municípios) com o propósito de assegurar o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial à sadia qualidade de vida, tem o dever de preservar a diversidade do patrimônio genético das espécies  de Flora (matas) e Fauna (animais) encontrados no País. Com a construção da Barragem Serro Azul o Poder Público está contrariando a norma constitucional e legal, em razão da  Barragem a ser construída encontrar-se em área de preservação permanente – APP, aumentando a degradação desordenada do remanescente da Mata Atlântica, especialmente àa matas do nosso querido município, acarretando efeitos sensíveis e desastrosos na alteração do nosso meio ambiente, diminuindo, por conseqüência, os mananciais d’água e aumento de temperatura na região, além , repito, de não respeitar a Constituição do País (art. 225 , § 1º, inciso VII).

3.  Impacto Histórico

 As águas a serem represadas, se construída a Futura Barragem Serro Azul, nos moldes projetados, inundarão o Casarão de Engenho Verde, localizado na Mata Sul de Pernambuco,onde nasceu o historiador Hermilio Borba Filho, que foi escritorcrítico literáriojornalistadramaturgodiretorteatrólogo e tradutor. Bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito do Recife. A manutenção intocável do Casarão do Engenho Verde é de fundamental importância para a sociedade do Bonito,em virtude de sua relevância regional, transcendendo, inclusive, a sua importância histórica para o plano estadual e nacional. O Casarão é portador de referência à identidade, à memória e à própria formação cultural da sociedade do Bonito.

4.  Impacto Econômico

 Segundo informações repassadas por moradores da área a ser construída a Barragem, serão inundadas 02 Cachoeiras, trazendo, por conseqüência, grande impacto negativo aoecoturismo e ao comércio do Bonito. Os principais jornais do nosso estado, rádios e redes sociais já informam regularmente que a inundação da barragem atingirá duas importantes cachoeiras, o que motivará a queda do movimento de turistas naquela região, o que já está acontecendo. É preciso que o Governo Municipal, as entidades ambientais e a sociedade bonitense se mobilizem urgentemente visando a preservação da nossa natureza, principalmente as nossas cachoeiras, eleita uma das 07 Maravilhas de Pernambuco.
 Assim, vamos todos nos manifestar contrários a construção da Barragem Serro Azul, como está idealizada no projeto inicial de construção. Vamos acordar e partir para uma grandemobilização da sociedade bonitense. O Povo de Bonito tem compromisso e deve estar envolvido nessa Luta. É Bonito Unido ou Será Vencido!
  
ZENÓBIO SOUZA
ONG Sabiá-da-Mata
Presidente




1 º INFORMATIVO SABIÁ-DA-MATA

  A ONG, Sabiá-da-Mata, em 23/07/2011, iniciou o 1º grande movimento, em Bonito, de esclarecimento sobre o forte impacto ambiental e econômico com construção da futura Barragem Serro Azul. Os esclarecimentos sobre os detalhes técnicos foram divulgados nos programas da Sabiá-da-Mata nas Rádios Rio Bonito e Verdade, ocasião em que 07 técnicos convidados pela nossa ONG, detalharam superficialmente o projeto de construção. Precisamos, urgentemente, nos unir para melhor esclarecer à população sobre os prejuízos que serão causados com a obra, senão vejamos: Serão inundados 1.600 hectares de terras agricultáveis, remanescentes de Mata Atlântica de APPs, área da APA dos Brejos de Altitude, Casarão histórico do engenho verde onde nasceu o historiador Emílio Borba Filho, 02 cachoeiras e retiradas de mais ou menos 300 famílias (a maioria plantadores de inhame); atingindo diretamente a economia e o ecoturismo do nosso município. 

A sociedade Bonitense precisa assumir com intensidade essa questão e dizer não a construção da Barragem Serro Azul como está projetada, pois será um malefício para Bonito, em todos os sentidos, pois causará danos irreparáveis ao Meio Ambiente e a economia do município. Os resultados e os estudos científicos não deixam dúvidas sobre o impacto e a repercussão nos recursos naturais e no meio ambiente. Vamos juntos, envolver toda comunidade Bonitense, numa demonstração de descontentamento com o projeto de construção da barragem. Já usufruíram em demasia dos nossos recursos naturais, sem nenhum retorno compensatório. Lutar é preciso! Então vamos continuar a luta, já iniciada pela ONG Sabiá-da-Mata, no dia 23/07/2011.
Ame Bonito, diga NÃO a Barragem Serro Azul!

ZENÓBIO SOUZA
Sabiá-da-Mata
Presidente








Nenhum comentário:

Postar um comentário