sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Bonito além das belezas naturais

As belezas naturais do município de Bonito, no Agreste Meridional pernambucano, atraem milhares de turistas de dentro e fora do estado. A importância da fauna, flora e recursos naturais do lugar fizeram surgir em 2007 o Centro de Educação e Preservação Ambiental de Bonito-PE (Cepab), conhecido como Sabiá-da-Mata, que lança hoje o livro Bonito- Pernambuco: História e ecologia.

"A gente precisava conhecer a região. Sem conhecê-la, é impossível trabalhar com ela", explica o presidente do Sabiá-da-Mata, Zenóbio Malaquias de Souza.

A obra é resultado de pesquisas científicas que têm o local como campo de trabalho. Os textos são escritos por professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com que a ONG Sabiá-da-Mata desenvolve parceria. "Optamos por não exaltar valores turísticos locais, a exemplo das famosas cachoeiras e trilhas", explica na introdução o organizador Klebe de Burgos.

Nada de pontos turísticos, indicações de lugares para visitar ou se hospedar. Os textos têm linguagem técnica e aprofundada. Aqui e acolá, alguns termos do estudo biológico, devidamente traduzidos no "glossário" ao final do livro.

As páginas do livro são recheadas com belíssimas imagens da cidade. Cachoeiras, paisagens e animais apresentados bem de perto. De borboletas a sapos, passando por inúmeras espécies de pássaros. As cores - fortes e naturais - são ponto forte do livro, que satisfazem ao duplo propósito de transmitir conhecimento e encantar a visão.

O lançamento acontece no salão de eventos do Plaza Hotel, que fica na Rua José Bezerra de Melo, 269, Centro, em Bonito. Com participação dos autores dos textos, o evento está marcado para as 20h. Na quarta-feira, haverá outro lançamento, na Livraria Cultura (Rua Madre de Deus, s/n, Recife Antigo). Informações: (81) 3737-1249.




diariodeparnambuco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário